sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lixo x Seres Humanos

Lixo. Esta palavra traz consigo muitas questões para as quais eu não encontro respostas.

LIXÃO TV, upload feito originalmente por photolilica.

Existem inúmeros trabalhos que abordam esta questão. Há muito tempo escuto falar sobre pessoas que tiram o sustendo do lixo das ruas e dos lixões, não só pela venda de materiais recicláveis, mas também pelo próprio consumo de matérias orgânicas dele tiradas.

Outro dia vi um homem comer um pedaço de pizza que tinha acabado de tirar de um saco de lixo que estava na rua há várias horas, sob sol. Na hora me lembrei que muitos restaurantes não doam as sobras de comida em função da lei que pode responsabilizá-los por possíveis intoxicações alimentares. Vergonhoso. Jogar fora pode, e então ninguém mais se responsabiliza por nada se pessoas consumirem esta comida depois que os ratos já passaram por ela.



Além da situação em si, que já é suficientemente lamentável, também me causa profunda indignação, a indiferença das pessoas - que produzem este lixo - e das autoridades - que nada fazem para solucionar o problema, ou pelo menos amenizá-lo.

Consumo exagerado, desperdício, falta de reciclagem. A quantidade de materiais recicláveis descartada indevidamente é muito grande. O que, além de diminuir a vida útil dos aterros sanitários, propicia condições subumanas de trabalho para aqueles que necessitam desses materiais para obterem renda.

Não vejo nenhum problema na comercialização desses materiais, muito pelo contrário, esta é a solução. Mas é preciso dar condições decentes para que estas pessoas não precisem revirar matérias em decomposição para encontrar uma mísera latinha de alumínio. As cooperativas de reciclagem são uma boa alternativa, mas ainda existem muito poucas.